Centrão e oposição miram em Lula e acertam na população brasileira
Oposição e centrão miram em Lula e acertam na população brasileira
Ao retirar da pauta da Câmara e deixar caducar a Medida Provisória que aumentava a arrecadação do governo, centrão e oposição, mais uma vez, miraram no presidente Lula (PT) e acertaram em cheio na população brasileira.
A derrota do governo nesta quarta-feira (8) na Câmara não é um fato isolado, mas o sintoma de uma armadilha permanente em que o país se encontra: a de um Legislativo com poder orçamentário desproporcional, capaz de colocar qualquer governo de joelhos.
A situação se assemelha a um "Feitiço de Áquila": todos os governos, invariavelmente, serão minoritários no Congresso e, portanto, reféns do poder do centrão.
LEIA MAIS
Veja como votaram partidos e deputados
O exemplo mais claro, segundo a análise, é o de Michel Temer. Mesmo sendo um dos políticos mais influentes do Congresso por décadas, ao assumir a Presidência, Temer ficou de joelhos pelo Centrão. A lógica é simples: se nem ele conseguiu se impor, que dirá outros governos, sejam eles de direita ou de esquerda.
O cerne do problema é o naco cada vez maior que o Congresso tem do orçamento público, principalmente através das emendas parlamentares. Enquanto o Legislativo não perder esse poder, o Brasil ficará preso nessa armadilha para sempre. Pode ser Jesus Cristo, pode ser o papa, que não dá conta de enfrentar esse Congresso Nacional.
Não há muita luz no fim do túnel que venha do próprio Congresso. A única alternativa para resolver o impasse seria uma intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF) para acabar com a farra das emendas.FONTE: https://g1.globo.com/politica/blog/natuza-nery/post/2025/10/08/oposicao-e-centrao-miram-em-lula-e-acertam-na-populacao-brasileira.ghtml